A pandemia trouxe aos trabalhadores do mundo todo uma nova realidade, a do home office. Ela se instalou de tal forma que, mesmo após o período emergencial de lockdown, o novo meio de trabalho permaneceu e se mostra uma grande tendência.
Home office em tradução livre significa basicamente “escritório em casa”, sendo esta a exata definição para o termo. Entretanto, apesar de ter proporcionado inúmeras facilidades como maior flexibilidade e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, também acarretou uma série de situações que merecem atenção.
Isso porque, a possibilidade de acessar e transferir dados críticos para a empresa de qualquer lugar, levantou uma preocupação bastante legítima: a segurança das informações.
Considerando que o home office se tornou para muitas empresas um modelo de trabalho oficial, é preciso entender que a implementação vai além de disponibilizar um computador para o funcionário, é preciso, sobretudo, adaptar a infraestrutura tecnológica para proteger os dados e sistemas que serão acessados por todos.
Neste sentido, falaremos no artigo de hoje sobre os riscos do home office para a sua empresa e como se proteger. Acompanhe.
Conheça os riscos do home office para a sua empresa
Apesar de parecer que tudo flui naturalmente, como acontece em uma empresa, quando o trabalho migra para remoto, muita coisa muda de figura.
Uma empresa costuma ter em seus aparelhos muitas formas de proteção que garantem a segurança dos dados. Quando o local de trabalho é redirecionado, algumas destas proteções ficam obsoletas e precisam ser revistas.
É mais comum, junto do home office, haver mais susceptibilidade a ataques por cibernéticos, tanto por vírus quanto por malwares, bem como a presença de falhas em sistemas e/ou vazamento de dados que podem levar a danos irreparáveis.
Para evitar estes tipos de problemas, é importante que a empresa esteja atenta e saiba como se proteger.
Isso é possível com a utilização de uma gestão empresarial que forneça subsídios necessários e adequados para o funcionamento de cada negócio.
Como se proteger de possíveis situações de risco?
Para evitar que os dados da sua empresa fiquem à mercê de ataques cibernéticos, é de suma importância, ter em mente que organizar uma gestão empresarial sólida é fundamental para garantir a proteção dos dados.
Vale ressaltar que independentemente do tamanho da sua empresa, a tecnologia é uma grande aliada. Por isso, separamos algumas breves dicas para que você consiga diminuir o risco de acesso às informações empresariais no home office. Confira:
Invista em segurança de antivírus corporativo
Muito embora os antivírus comuns, usados em computadores domésticos, sejam eficientes, os antivírus corporativos são ainda melhores e garantem maior nível de segurança. Contudo, este tipo de serviço tende a ter um alto custo, especialmente, se considerarmos uma empresa com muitos servidores.
Apesar disso, implementar um sistema de segurança corporativo que abranja todos os computadores e servidores da empresa, com protocolos robustos e específicos, é um investimento altamente rentável.
Afinal, as informações empresariais estarão mais seguras e as chances de um ataque cibernético causar a perda ou vazamento de dados, será cada vez menor.
Criptografe e identifique tudo
Ter em mente que a transmissão de dados deve ser criptografada é um pontapé inicial de suma importância.
A transmissão das informações é um excelente momento para que se faça um ataque e roube dados. Por conta disso, é tão importante criptografar tudo e fazer com que os sequestros das bases não sejam facilmente decodificados.
Para isso, também se sugere que os acessos sejam sempre identificados com senhas e que os IDs sejam vários. Fazendo desta maneira fica mais fácil de, em um possível vazamento, ter um certo controle de dados e senhas perdidos, bem como saber exatamente como ou por qual usuário isso ocorreu.
Treine os funcionários
Por fim, não esqueça que uma empresa não é formada apenas por hardwares e softwares. A grande máquina que os opera, o homem, é também a principal ferramenta de todo o trabalho.
Investir em treinamentos e oferecer subsídios de conhecimento para os funcionários, é uma atitude bastante inteligente, afinal, esta é a melhor forma de garantir que haverá pleno funcionamento de tudo o que você implantar.
Desta forma, o home office, além de otimizar os processos de trabalho em geral, deve também conter soluções e softwares que visam garantir a segurança da informação.