Home Informações A importância de estar em dia com as obrigações fiscais

A importância de estar em dia com as obrigações fiscais

por Planwork
A importância de estar em dia com as obrigações fiscais

Há quem acredite que contar com um ERP resolve todos os problemas relacionados a organização corporativa. Bom, boa parte disto é realmente verdade, entretanto, além disso, existe muita coisa que precisa ser feita.
Até pouco tempo atrás, as fintechs (tecnologia financeira) não possuíam nenhum tipo de regulamentação pelo Banco Central. Apenas a partir de 2018 é que o setor passou a ser regulamentado.

Para facilitar a organização, o Banco Central institui 2 tipos de operações para as fintechs: o modelo SCD (Sociedade de Crédito Direto) e o modelo SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas.

Aqui, é preciso destacar que independente do modelo, as empresas do setor devem ser constituídas como sociedade anônima, contar com autorização de funcionamento do BC e fornecer todas as informações pertinentes as operações de crédito.

Levando tudo isso em conta, as obrigações fiscais, por exemplo, podem ser facilmente acompanhadas e gerenciadas com a implementação de um sistema de gestão, conhecido também como ERP.

Entretanto, muito se engana quem pensa que basta apenas implementar um ERP. Estes softwares de gestão precisam seguir algumas regras e normas determinadas pelo setor. Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o assunto e entenda a importância de estar em dia com as obrigações fiscais.

Regulamentação do sistema na área financeira

Investir em sistemas de gestão que possibilitam a automatização de processos, sincronizar e gerenciar informações é de suma importância para qualquer empresa. No entanto, além disso é fundamental estar atento a todas as mudanças na legislação para evitar problemas fiscais.

Tanto o Banco Central quanto a Receita Federal são órgãos que regulamentam o setor e sempre que necessário, atualizam as suas normas. Assim, é preciso realizar um levantamento sempre que possível para verificar se a sua empresa está em dia com as leis vigentes.

O sistema ERP da PlanWork é uma ótima solução neste sentido, uma vez que oferece controle de segurança das informações, LGPD, compliance, é fácil de implementar, possui atualização contínua e oferece diversas ferramentas que auxiliam as empresas quanto às obrigações fiscais, atendendo assim, todas as necessidades das fintechs e demais organizações.

Ferramentas de ERP que ajudam a manter as obrigações fiscais em dia

Existem algumas ferramentas pontuais que ajudam de forma muito eficiente a manter as obrigações fiscais em dia, entre as principais destacamos:

1) Rotina contábil
Uma gestão bem organizada proporciona à empresa um sistema que controla todas as suas responsabilidades contábeis. As contas, impostos e obrigações fiscais em geral se tornam muito mais claras quando bem dispostas em um processo funcional.

O sistema da PlanWork entrega ferramentas como faturamento, estoque e até mesmo folha de pagamento, poupando tempo e esforço para que tudo funcione de forma plena e eficiente.

2) Acompanhamento de tributos e suas alterações
O ERP da Planwork possui serviços como a geração de arquivo DES (Declaração Eletrônica de Serviços), arquivo para IN86 SINCO – Receita Federal, SINTEGRA – Convenio ICMS 57, dentre outros, possibilitando organizar tudo o que é necessário para a prestação de contas.

Desta forma, sempre que houver uma alteração tributária, a empresa consegue fazer o acompanhamento em tempo real e garantir que nada irá passar batido na entrega das obrigações.

3) Análise de crédito e débito de imposto
Fazer o acompanhamento de todos os impostos devidos pode ser uma tarefa longa e difícil. Porém, é de suma importância para qualquer empresa que deseja estar em dia com as obrigações fiscais.

Com a implementação de um sistema de gestão ERP tudo fica muito mais descomplicado. A PlanWork, por exemplo, entrega a seus usuários uma ferramenta que faz a análise tanto do crédito quanto do débito do imposto devido, o que faz com que todo o trabalho aconteça de forma muito mais assertiva e idônea.

4) Nota fiscal
A emissão de notas fiscais é sem sombra de dúvidas uma das obrigações mais importantes (se não, a mais) de uma instituição corporativa.
Para facilitar mais este processo, o sistema de gestão otimiza as emissões de notas fiscais e faz com que tudo se torne mais prático, evitando, desta forma, a omissão do ato.

Neste processo, entram notas fiscais simples, NFe, NFSe, NFCe e todas as demais modalidades que a englobam. Além disso, os campos podem ser otimizados a ponto de boa parte ser preenchida de forma automática, facilitando o processo e diminuindo as chances de erros durante o preenchimento da nota.

Em conclusão, estar em dia com as obrigações fiscais é algo que todo e qualquer negócio deveria se preocupar, afinal, o descumprimento de determinadas normas e regras podem gerar multas e penalidades para a empresa.

Ofertar um sistema completo que acompanha todas as suas necessidades, especialmente no que se refere ao estar em dia com as obrigações fiscais, é uma prioridade da PlanWork.

Portanto, se você precisa implementar um sistema de gestão ERP, fale com um de nossos especialistas! Temos as melhores soluções para a sua empresa!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário