Home Informações 7 desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso

7 desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso

por Planwork
7 desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso

Não há como fugir, todo profissional destinado a gestão da produção industrial, enfrenta em sua rotina inúmeros desafios para proporcionar a excelência dos produtos e serviços prestados, que os prazos sejam cumpridos, além de otimizar o desempenho da mão de obra contratada e de todo o maquinário. Tudo isso, ao mesmo tempo que controla o estoque e mensure todos os custos envolvidos. Afinal de contas, no final, o objetivo é obter maiores margens de lucro.
Considerando todos estes aspectos, muito provavelmente você já deve ter se deparado com desafios e particularidades que atrapalham o sucesso da sua indústria. Pensando nisso, reunimos neste artigos os 7 desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso mais comumente encontrados. Assim, ao final deste texto, você saberá exatamente os desafios que estarão por vir e como enfrentá-los. Confira:

  1. Planejamento de compras e gerir estoques
    De maneira geral, uma das melhores abordagens para longevidade e sustentabilidade da sua indústria, é garantir que haja um planejamento assertivo de compra de materiais no momento e nas quantidades certas. Este é inclusive um dos principais desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso e por quê?
    Basicamente, sem conseguir ou ter o discernimento para resolver este problema, a empresa acaba tendo que lidar com problemas já conhecidos: a falta ou o excesso de materiais no estoque. Por conseguinte, ambos os problemas acabam afetando negativamente toda a produção.
    Enquanto a falta de materiais traz consigo a pausa na produção e consequentemente nas vendas, o excesso leva ao aumento dos custos do próprio estoque, afinal, quanto maior for o volume de materiais, mais espaço será necessário para comportá-los. Deste modo, é preciso que haja um equilíbrio na gestão do estoque.
  2. Definição dos preços de venda
    Já para enfrentar este desafio, é preciso, sobretudo, conhecer o custo dos produtos de forma estruturada, considerando todos os custos envolvidos como custos de mão de obra direta, custos indiretos de fabricação, bem com o custos de venda e despesas administrativas e comerciais. Sem que se saiba todos estes parâmetros, muito provavelmente será impossível definir um preciso de venda preciso, o que consequentemente, resulta em perder negócios que seriam lucrativos ou ainda, aceitar pedidos proibitivos.
    Para evitar o desafio de definir os preços de um produto muito alto ou muito baixo, faça sua lição de casa. E lembre-se: quando os clientes não compram porque algo está fora de sua faixa de preço, você perde dinheiro porque não cobre seus custos. Mas, ao definir um preço muito alto, os potenciais compradores não compram porque acham que o produto é muito caro. Em ambos os casos, você enfrenta uma potencial perda de oportunidade. Ter em mente o público alvo, também pode ajudar na hora de definir os preços de venda.
  3. Gerenciar o chão de fábrica
    O gerenciamento de chão fábrica nada mais é do que uma análise de todos os aspectos que envolvem desde a produção até o produto final. Dito isso, produção, equipamentos, estoque e mão de obra são fatores que sempre atormentarão a indústria enquanto você tenta atender seus pedidos em meio ao caos da administração de um negócio.
    Você pode pensar que esses aspectos da fabricação não estão relacionados. No entanto, se você não puder manter o controle de seu chã de fábrica, isso afetará diretamente seus pedidos de vendas e fabricação.
    Considerando os aspectos levantados, para superar este desafio, é necessário pesquisar no mercado fornecedores de softwares de gestam que atendam às suas necessidades e expectativas. Vale destacar que a solução escolhida deverá possuir funcionalidades que supram as demandas da sua indústria, assim como possibilitar a criação de relatórios para manter em dia o controle de toda a operação.
  4. Estipular prazos de entrega realistas e cumpri-los
    Normalmente, temos prazos por um dos seguintes motivos:
    • Garantir a conclusão do trabalho: é fácil atrasar ou esquecer uma tarefa que não tem um ponto final acordado e os prazos ajudam a evitar isso.
    • Incentivar um fluxo suave de trabalho: os prazos nos ajudam a colaborar para alcançar uma meta compartilhada e manter projetos complexos e de vários estágios nos trilhos.
    • Definir expectativas: deixando claro o que devemos entregar e quando, o que significa assumir o controle do trabalho, sem confusão.
    Considerando todos estes pontos, cumprir com os prazos acordados é fundamental para garantir a confiabilidade da indústria frente a seus clientes. Portanto, estipular prazos de entrega realistas também é um dos desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso tão almejado.
    Logo, antes de definir os prazos e acordá-los com os clientes, certifique-se de que mesmo que ocorra um atraso, que o serviço será prestado e os produtos serão entregues conforme o combinado. Assim, você garante uma boa reputação para sua empresa.
  5. Qualidade dos processos e produtos
    Embora possa parecer que não em alguns casos, garantir a qualidade dos processos e produtos não apenas é um dos desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso, como é um dos mais importantes. Afinal de contas, produtos de qualidade é igual a clientes mais satisfeitos que é igual ao aumento de vendas que corresponde a lucros também maiores. Mas, por que isso é um desafio?
    Em muitos casos, os funcionários encarregados do controle de qualidade também fazem o picking, embalagem e expedição dos itens de estoque, de modo que muitos erros nunca são encontrados até chegarem ao cliente. Entretanto, com clientes cada vez mais exigentes, para se manter competitiva, sua empresa deve buscar o nível de excelência na qualidade dos seus produtos.
    Idealmente, você precisa de um nível separado de controle de qualidade para garantir um melhor gerenciamento de estoque e problemas na cadeia de suprimentos. Esse nível de autoridade muitas vezes pode fornecer a motivação para gerenciar os problemas diários de qualidade de uma maneira estruturada que incentiva a responsabilidade, além de testes e um time de atendimento ao cliente que monitore suas queixas e satisfações tendo como intuito garantir a qualidade dos processos e produtos cada vez mais.
  6. Origens de cada produto, material, componente ou insumo
    Assim como é importante garantir a qualidade dos processos e produtos, saber a origem dos insumos utilizados para a produção é fundamental. Além de garantir a qualidade, saber a origem dos produtos realmente pode lhe salvar de um sufoco. Uma vez que, há uma intensa fiscalização de órgãos regulamentadores, principalmente em indústrias que fabricam ou manuseiam produtos que podem causar riscos à vida ou à saúde dos consumidores.
    Também é importante destacar que o rastreamento de produtos oferece informações importantes sobre como proceder quando se deparar com alguma falha ou problema tanto no produto final, como ainda no início do processo de fabricação. Com este controle, é possível visualizar erros na produção, erros na matéria-prima ou em insumos utilizados. Garantindo assim, a qualidade de todos os produtos.
  7. Mantenha a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas
    Por fim, chegamos ao último dos desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso, trata-se da manutenção preventiva das ferramentas e máquinas. Resumidamente, a manutenção preventiva nada mais é do que a manutenção regular e de rotina de equipamentos e ativos para mantê-los em seu pleno funcionamento. Este processo, ajuda a evitar qualquer tempo de inatividade não planejado caro devido a falhas inesperadas de equipamentos.
    Vale destacar que uma estratégia de manutenção bem-sucedida requer planejamento e programação de manutenção de equipamentos antes que ocorra qualquer problema. Deste modo, ter um bom plano de manutenção também envolve manter registros de inspeções anteriores e manutenção de equipamentos.
    Devido à complexidade de manter um cronograma de manutenção preventiva para uma grande quantidade de equipamentos, muitas empresas usam softwares de manutenção preventiva para organizar suas tarefas de manutenção preventiva necessárias. Seguindo estes passos, você trará ótimas vantagens para o seu negócio.

Você encontra ou já encontrou algum destes desafios na sua indústria?
Se a sua resposta for sim, você não precisa se descabelar. Afinal de contas, reconhecer os desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso é o primeiro passo para saber como contorná-los. E cá entre nós? Seguindo todas as dicas dispostas no decorrer deste artigo, muito dificilmente, você não atingirá o objetivo desejado.
Portanto, analise criteriosamente com cuidado cada um dos desafios aqui levantados, faça uma reflexão profunda com toda a sua equipe e defina qual será a ordem que deverão ser superados. Assim, além de otimizar todo o processo, você garantirá que tudo saia exatamente como o esperado! Ah e não se esqueça de estipular prazos para superá-los e garanta que eles sejam cumpridos, desta forma, você poderá partir para o próximo e superar todos os desafios enfrentados pela sua indústria!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário