Muita gente acredita que os sistemas de otimização de processos utilizados em empresas são feitos apenas para CNPJs de grande porte. Mas, engana-se quem faz parte desse grupo.
As plataformas de Planejamento de Recursos Empresarias (ERP), conhecidos comumente por planejamento de recuso corporativo trata-se de um sistema de informação que unifica e interliga todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.
Desta forma, estas plataformas podem ser aplicadas em qualquer tamanho de empreendimento, especialmente no pequeno negócio. Isso porque, através delas é possível ter uma visão do todo, além de acesso a cada setor de forma completa e detalhada, tudo em um mesmo software.
Atualmente, há diferentes tipos de sistemas ERP, o que possibilita escolher o que for mais interessante e compatível com o tamanho do empreendimento. Pensando nisso, separamos algumas informações a seguir para que você compreenda mais sobre o tema.
O que é Enterprise Resource Planning (ERP)?
Do inglês Enterprise Resource Planning, em tradução para o português, ERP é chamado de Planejamento de Recursos Empresariais. Basicamente, o ERP é uma espécie de plataforma de condensação de dados, onde informações de vários âmbitos de uma empresa são disponibilizados em um mesmo local.
Seguindo este contexto, é válido dizermos que se trata de uma forma de aumentar a praticidade e manter um maior controle de tudo o que acontece na empresa. Afinal, em um único lugar é possível verificar e controlar todos os setores do negócio, tendo assim, uma visão mais ampla e precisa do funcionamento como um todo.
Além disso, os sistemas de ERP também são capazes de melhorar a comunicação entre as áreas e otimizar o funcionamento de cada setor.
Como funcionam na prática os sistemas de ERP?
Na prática, os sistemas de ERP devem ser alimentados por todas as áreas da empresa, garantindo assim, que todo o sistema funcione como o esperado. Neste sentido, as rotinas diárias devem estar disponíveis dentro da plataforma, onde poderão ser consultadas informações como controle financeiro, gestão de suprimentos e até mesmo de colaboradores.
Aqui, é importante destacar que é fundamental que cada empresa adapte o sistema conforme a sua realidade. Isso porque, de nada adianta manter campos que não pertencem ao negócio enquanto suprime outros que são indispensáveis para o seu funcionamento.
Por outro lado, com a adequação correta, os sistemas de ERP se tornam ferramentas muito interessantes, uma vez que todas as áreas da empresas serão integradas e terão o seu fluxo de informações unificados, o que consequentemente, possibilitará tomar decisões com uma análise em tempo real de forma ágil e mais assertiva.
Considerando todos os pontos levantados, a implantação do ERP deve ser feita visando integrar áreas como gestão de equipamentos, relacionamento com cliente, fluxo financeiro, gestão de funcionários e também questões de segurança.
Vantagens do ERP para pequenas empresas, entenda porque investir
Ao optar por incorporar um planejamento de recursos na empresa, é possível observar diariamente uma melhora no controle e no desempenho de todos os setores da organização. Além disso, são diversas as vantagens que se acompanha no desenvolvimento das tarefas, dentre a quais destacamos:
● Automatização de rotina, facilitando muitas tarefas
● Diminuição de falhas e retrabalho, chegando em muitas vezes, a eliminação por completo
● Aumento de segurança dos dados
● Facilidade do acesso, por estar tudo condensado em uma mesma plataforma
● Possibilidade de ter uma visão global da empresa como um todo
● Otimização dos processos em geral
Para que você tenha acesso a todas essas facilidades, não é necessário investir quantias astronômicas para adquirir softwares de planejamento de recursos.
Na PlanWork, você tem acesso aos melhores sistemas de gestão ERP para pequenas, grandes empresas e indústrias, com preço justo e ótimo custo x benefício. Entre em contato conosco e conheça as soluções objetivas que temos disponíveis.