Home Dicas Business Intelligence

Business Intelligence

por Planwork
Business Intelligence

Combinando análise empresarial através da coleta, tratamento e análise de dados com ferramentas e práticas recomendadas, o Business Intelligence (BI) ajuda na organização e tomada de decisões mais assertivas para qualquer negócio.
Tudo isso é possível levando em consideração cada processo, atividade e forma de comunicação. Na prática, significa ter uma visão abrangente dos dados da organização e com base neles, realizar as devidas mudanças para que se obtenha uma maior vantagem competitiva.
Embora a estratégia de analisar dados para tomar decisões mais assertivas para o negócio não seja tão recente, o termo Business Intelligence é ainda pouco conhecido na maioria das empresas.
Pensando nisso, no artigo de hoje reunimos informações importantes a respeito do tema, para que você entenda o que é, como funciona e como é aplicado na prática. Confira:

O que é Business Intelligence?
Em tradução livre, Business Intelligence significa basicamente Inteligência de Negócios, onde a tomada de decisões é feita com base na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados.
No geral, o termo envolve desde aplicativos, infraestrutura e ferramentas, até as melhores práticas que possibilitam a análise de informações para a tomada de decisões mais assertivas quanto à melhora e o desempenho de processos e atividades da empresa.
Resumidamente, o BI proporciona insights sobre qualquer atividade, rotina e processo referente a empresa. Podendo estes, serem aplicados no dia a dia com o intuito de melhorar, facilitar, simplificar e otimizar os processos para um melhor desempenho das atividades.

Como funciona o BI?
Como dito anteriormente, o BI utiliza as informações da própria empresa para gerar melhores estratégias de negócio. Embora pareça complexo, o conceito pode ser dividido em 4 etapas, são elas:

Coleta de dados
Na coleta de dados, inicialmente, é feito um levantamento das informações. Posteriormente, é feita uma seleção com o objetivo de determinar os dados mais relevantes para se alcançar os objetivos pretendidos.
Normalmente, os dados coletados nesta fase são provenientes de: custo de produção, vendas, atendimento e satisfação do cliente, investimento, entre outros.

Análise de dados
Após realizar a coleta e seleção dos dados, chegou a hora de analisá-los. Mas antes, é preciso definir as métricas que serão utilizadas para interpretá-los. Nesta fase, também é estabelecida a forma de organização dos dados para facilitar a visualização, comparação e análise.
Essa seleção deve ser feita de acordo com o objetivo de cada organização. Vale destacar que, normalmente, os relatórios gerados ficam disponíveis em dashboards, podendo estes, serem consultados e atualizados conforme o desejado.

Processamento e Compartilhamento
A maioria das empresas e organizações possuem diversos setores, onde cada um deles é responsável por determinadas informações.
Deste modo, após os dados serem processados, é importante que seja feito o compartilhamento das informações que possam interessar aos gestores para que sejam tomadas as melhores decisões para cada setor.

Monitoramento
Por fim, todo resultado proporcionado pelo processamento e aplicação dos dados deve ser monitorado de perto. Afinal, considerando que o Business Intelligence se trata de uma estratégia a fim de garantir os melhores desempenhos e resultados, modificações e alterações não são incomuns.
Assim, é possível garantir que as estratégias estejam alinhadas com as movimentações do mercado, clientes e da própria organização.

Business Intelligence na prática
Como vimos, o Business Intelligence é uma das práticas mais comumente utilizadas na hora de definir um plano de ação. Tudo isso é feito para colocar em prática as melhores estratégias para que se obtenha um melhor resultado para o negócio.
Atualmente, existem diversas ferramentas e plataformas de BI que simplificam o processo de análise dos dados, facilitando a visualização e a tomada de decisão, mesmo para pessoas com pouca ou nenhuma experiência no assunto.
Em conclusão, além de tornar o processo mais eficiente, o BI possibilita que uma empresa se adapte rapidamente seguindo as mudanças do mercado. O que consequentemente, faz com que ela possa modificar, otimizar e modernizar seus processos, de forma a se recolocar o quão breve possível à disposição de seus clientes, fornecedores e competidores.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário