Home Informações Qual a importância do Balanço Patrimonial

Qual a importância do Balanço Patrimonial

por Planwork
Qual a importância do Balanço Patrimonial e do DRE para a sua empresa

Qual a importância do Balanço Patrimonial e do DRE para a sua empresa

Saber a real situação econômica e financeira de uma empresa é fundamental para qualquer gestor e dono de um negócio. Só com bastante clareza em relação a isso é possível remediar crises, extrair perspectivas para análises futuras e projetar novos investimentos para a empresa. Para isso, o balanço patrimonial é o caminho mais seguro. Além de proporcionar essa lucidez, também é uma exigência legal para qualquer empresa.

Podemos dizer que o balanço patrimonial é considerado como a demonstração financeira mais importante de toda empresa, uma vez que, com a coleta de dados e sua posterior análise, é possível entender toda a configuração patrimonial de uma entidade para auxiliar na tomada de decisão.

Na prática, o balanço patrimonial é dividido em dois grandes grupos principais: o ativo e o passivo. O ativo, que é um dos mais importantes no cotidiano da empresa, se refere aos valores dos bens ou direitos da empresa.

Os bens são tudo aquilo que a empresa tem convertido em valores monetários, como é o caso do estoque, contas bancárias, patentes, marcas, saldo, entre outros. Já os direitos podem ser definidos como contas cujo recebimento é certo, como as famosas contas a receber.

Já do outro lado desse relatório, está o grupo passivo. Este é caracterizado por abrigar todos os dados referentes às obrigações da empresa, seja em relação a empréstimos firmados, contas a pagar para fornecedores, financiamentos, entre outras. Também são inseridos os dados relacionados ao patrimônio líquido, que são os valores depositados e investidos diretamente pelos sócios na constituição e crescimento da empresa.

Importância

Dentre as principais benesses desse balanço está o conhecimento da situação real da empresa. Ou seja, os valores gerais e como ela está se saindo em meio a eles. Assim é possível acompanhar as quantias gastas com fornecedores, estudar possíveis mudanças nesse sentido, acompanhar seus saldos, o andamento de financiamentos firmados, monitorar os saldos a receber, entre outros detalhes importantíssimos para a manutenção da empresa.

DRE

Juntamente com o balanço patrimonial, o DRE é considerado como a demonstração financeira mais importante de toda empresa. O DRE ou Demonstrativo de Resultado do Exercício é totalmente importante para compor essa análise. Trata-se de uma ferramenta corporativa que gera um relatório com o intuito de resumir a situação financeira da empresa a partir das atividades operacionais e não operacionais.

A diferença entre ambos os documentos (que são igualmente necessários e importantes para a empresa) se dá porque o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que atesta a situação patrimonial da empresa, enquanto o DRE é um documento de natureza econômica. Ele exibe a situação contábil, em relação apenas ao ano colocado como referência pela empresa.

É importante ressaltar que um ERP bem implantado faz toda a diferença na qualidade do documento. É preciso que este esteja separado e distribuído por setores ou por ativo e passivo, entre outras definições. Um software de ERP eficiente fará toda a diferença no cotidiano e preenchimento desse documento.

Por conta da legislação vigente, esse relatório deve ser elaborado uma vez ao ano para que o Governo tenha o controle de impostos, declarações, e movimentações das empresas. Todas as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente suas demonstrações.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário