Home Dicas Guia rápido: Planejamento e Controle de Produção – PCP

Guia rápido: Planejamento e Controle de Produção – PCP

por Planwork
Guia rápido: Planejamento e Controle de Produção – PCP

Guia rápido: Planejamento e Controle de Produção – PCP

O Planejamento e Controle de Produção é mais uma das ferramentas que os empresários possuem para gerenciar seus negócios de maneira a evitar perdas financeiras provindas de diversos setores da empresa passíveis de problemas.

Pensando nisso, e cientes de que muitos já ouviram falar no PCP mas não sabem exatamente do que se trata, é que decidimos fazer este guia onde mostraremos de maneira direta o que é o Planejamento e Controle de Produção, qual a sua importância e ainda daremos dicas para uma boa execução do PCP. Por fim, mostraremos como a tecnologia pode te ajudar nesta importante tarefa.

Acompanhe nosso guia!

O que é controle de produção?

Em poucas palavras, Planejamento e Controle de Produção é uma ferramenta que integra importantes áreas da empresa, como o estoque, compras, Recursos Humanos, engenharia, produção e outas mais. A ideia básica da integração é que o PCP controle os processos internos ligados à produção.

Sendo assim, o PCP funciona como um centralizador que delega tarefas para todos os setores a partir de dados específicos previamente mapeados. Por exemplo, quando um produto precisa ser confeccionado o PCP, ao receber a informação de quantidades e especificidades, programa o funcionamento das máquinas, indica a necessidade de reposição da matéria prima que será utilizada, calcula a quantidade de funcionários que precisarão se envolver no processo e ainda se certifica de que tudo isso ocorra dentro de um prazo específico.

Sendo assim, ele funciona como uma espécie de termômetro que controla a produção.

Por que o controle de produção é importante para o seu negócio?

Em primeiro lugar, entendemos que o planejamento é parte importantíssima no processo de gestão de um negócio…entretanto, sabemos também que nem sempre o planejado de fato ocorre como esperado.

O problema é que essa diferença entre o planejado e o alcançado pode causar sérios danos financeiros à empresa e, por isso, a utilização do PCP é tão importante já que é ele quem controla o processo produtivo do negócio.

Sendo assim, com o seu controle, o Planejamento e Controle de Produção consegue diminuir os impactos dos imprevistos como atrasos na entrega por parte de fornecedores, problemas internos como os relacionados à colaboradores ou equipamentos e assim por diante.

            Quais os principais objetivos do PCP?

  • Determinar a quantidade que será produzido de determinado produto;
  • Definir quais os insumos e matéria prima necessários para a produção;
  • Definir a quantidade de mão de obra necessária;
  • Calcular o tempo que será preciso para a produção;
  • Monitorar a produção.

4 dicas para um bom planejamento e controle de produção

  1. Conheça sua empresa

A primeira dica para obter um PCP eficiente é conhecer bem a sua empresa. Para isso, mapeie os processos com a ajuda e envolvimento dos colaboradores, tenha dados de períodos anteriores à disposição, conheça seu nicho, tenha em mente os objetivos que deseja alcançar e assim por diante.

Com o pleno conhecimento da empresa, se torna muito mais fácil ter uma melhor dimensão quanto aos processos envoltos no Planejamento e Controle de Produção.

  1. Defina um projeto

Depois de conhecer todo o histórico e a operação da empresa, é chegado o momento de definir um projeto, ou seja, um planejamento onde é criado todo um roteiro para que fique claro, dentro de um processo produtivo, todas as necessidades, desde as matérias primas, até o maquinário e a mão de obra para, finalmente, chegar ao produto final.

Este processo irá ajudar os gestores na busca pelo melhor custo benefício para a execução de cada processo interno, aliando a qualidade do serviço prestado ao controle dos custos de produção.

  1. Controle seu estoque

Um dos maiores vilões do controle de custos é o estoque, por isso, trata-se de um setores que mais necessitam de atenção. No PCP não é diferente, afinal de contas, qualquer insumo que falte para a produção de um serviço ou produto pode gerar atraso ou até impossibilidade de concluir os produtos que deverão ser vendidos.

Mas se engana quem acha que os malefícios provém apenas da falta de insumos. O excesso de produtos estocados também representam um perigo para o fluxo de caixa da empresa, afinal de contas, além de representar dinheiro parado, ainda gera custos operacionais como local de armazenamento, logística e assim por diante.

  1. Acompanhe

Acompanhar os resultados de tudo que é planejado e realizado é crucial para o sucesso empresarial, isso porque esta prática possibilita ao gestor o comparativo do que foi planejado em relação ao executado. Caso exista uma grande diferença entre os dois, é necessária uma investigação a fim de entender a causa e, assim, estipular um plano de ação visando a correção de possíveis problemas.

Como a tecnologia pode ajudar?

Exatamente por se tratar de uma ferramenta que cruza uma série de dados é que o Planejamento e Controle de Produção deve contar com a tecnologia ao seu favor e, neste caso, um Sistema de Gestão Integrada (ERP) é a melhor solução.

O fato de integrar todos os setores da empresa e consolidar seus dados em um único banco faz com que este sistema facilite a confecção do PCP e traga dados precisos e atualizados.

De maneira geral, o sistema controla todos os setores envolvidos no Planejamento e Controle de Produção e os demais em seu processo de gestão. Além disso, o sistema oferece uma série de relatórios gerenciais que complementam o PCP na busca pelo crescimento da empresa através de vendas, gestão e controle.

Se você quiser saber mais características de um ERP e entender como ele pode auxiliar o Planejamento e Controle de Produção, fale conosco.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário